quarta-feira, 6 de maio de 2009

Onde será o final dessa fila???


Passam os dias, passam os meses e muitas vezes até anos, cada vez que o telefone toca é um pulo do sofá, cada decepção é como uma facada no peito, assim é a vida das pessoas que esperam em uma fila, literalmente uma fila, por um orgão.
No Brasil essa espera é muito longa, muitos orgãos se perdem por falta de atenção, ou por ignorancia de algumas familias em não querer doar aquele orgão que já não faz diferença para aquela pessoa, mas que faria todo diferença do mundo para uma terceira pessoa.
A doação de orgãos tem suas peculiariedades em cada pais, no Irã por exemplo se pode vender os orgãos, eu decido que quero vender meu rim e pronto, o governo me paga por ele e o doa ao primeiro da fila, na China existe um comercio ainda mais espantoso as pessoas podem comprar os orgãos dos condenados a morte, simples assim, mas claro não tão explicito.
O grande modelo é a Espanha, que possui um esquema infalivel de doação de orgãos, mas o nosso Brasil está longe disso, os médicos dos chamodos PS estão tão preocupados com os pacientes que estão entre a vida e a morte que não tem tempo de cuidar das mortes cerebrais que seriam possiveis doadores, e quem paga por isso?, você o proxima dessa fila.

Um comentário:

  1. As pessoas ainda nao tem conciencia do quanto é importante a doação de orgão, ainda existe um tabu na cabeça dos brasileiros. Falta de informação? Creio que ignorancia mesmo...
    Quando o brasileiro pensar um pouco mais no proximo creio que isto mude.

    ResponderExcluir